sexta-feira, 12 de março de 2010

Tia J.


Dia 31 de Julho de 1965 em Chipping Sodbury, Grã-Bretanha, nasce Joanne Kathleen Rowling. Essa mulher, hoje mais conhecida como J.K. Rowling, em 1997 tentou publicar seu primeiro livro: Harry Potter e a Pedra Filosofal. Sua obra passou por 12 editoras diferentes, sendo rejeitada por todas elas. Na décima terceira tentativa, a pequena Bloomsbury aceitou publicá-la.

Hoje, treze anos depois, Harry Potter é considerado o maior fenômeno literário de todos os tempos. Já foram vendidos mais de 400 milhões de exemplares pelo mundo, garantindo a conquista de inúmeros prêmios literários ao redor do planeta. Em 1999 J.K. vendeu os direitos de filmagem do primeiro livro da série para a Warner Bros Pictures por 2,2 milhões. Hoje, só o a pré-estréia do sexto filme rendeu mais de 23 milhões. Sua coleção de sete livros tornou-a a mulher mais rica da Grã-Bretanha, superando até a Rainha Elizabeth II.

Pode-se afirmar que a pequena viagem de trem, onde Joanne teve o primeiro relance de seus personagens da série, misturou sonhos com criatividade e um talento imenso, apaixonando diversas pessoas do mundo pela sua escrita. Fico triste ao imaginar o quanto Rowling deve ter sofrido quando teve sua história, escrita com tanto carinho e dedicação, rejeitada doze vezes seguidas. Mas sabe o que me faz sorrir agora? Imaginar o quanto essas doze editoras estão se martirizando até hoje por terem feito aquilo.

Então, se alguém me perguntar o que eu quero ser quando crescer, respondo: quero ser que nem a Tia J, uma pessoa que nunca se deixou abalar pela falta de credibilidade que os outros aplicaram nela; Uma pessoa que não desistiu de seu sonho, até vê-lo virar realidade.

Gabriela Pedroso

2 comentários: